A Global Citizen Solutions publicou uma lista dos passaportes mais prestigiosos do mundo em 2023. O Global Passport Index, criado pela consultoria de migração de investimento baseada em dados Global Citizen Solutions, utiliza um sistema de pontuação quantitativa robusto para avaliar as oportunidades de investimento de um país, qualidade de indicadores de vida e o número de países isentos de visto acessíveis através do passaporte de cada nação.

Os 10 principais passaportes classificados no Global Passport Index são:

  1. Alemanha
  2. Os Estados Unidos
  3. Suécia
  4. Dinamarca
  5. Os Países Baixos
  6. Finlândia
  7. O Reino Unido
  8. Canadá
  9. Noruega
  10. Suíça

O ranking de 2023, que compara com o anterior Índice Global de Passaportes de 2022, revelou algumas mudanças interessantes nos 10 melhores passaportes do mundo. Com uma pontuação total de 93,7, a Alemanha conquistou a primeira posição em 2023, substituindo o líder de 2022, os EUA. A Alemanha emergiu como o passaporte mais forte do mundo, com bom desempenho em oportunidades de investimento, qualidade de vida e mobilidade para viagens. A Suécia subiu três posições este ano em relação ao ranking anterior, devido ao desempenho excepcional no Índice de Mobilidade Aprimorada, empurrando o Canadá para a 8ª posição.

Cada índice avaliado como parte do estudo geral que classificou a Alemanha no topo incluiu:

Cada um dos três índices avaliados pode ser usado como uma classificação independente, na qual os usuários podem filtrar os resultados das estatísticas de cada país. A lista final foi desenvolvida em colaboração com os analistas seniores de dados de STI, Dr. Roberto de Pinho e Vladimir Lopez-Bassols e é baseada em dados de várias instituições e organizações multilaterais, incluindo o Banco Mundial, o Fórum Econômico Mundial e o Relatório de Desenvolvimento Sustentável.

  O Global Passport Index é uma ferramenta valiosa para quem quer tomar uma decisão informada sobre uma segunda cidadania ou simplesmente considerar a mudança temporária ou permanente para outro país. As descobertas mais recentes são baseadas em pesquisas e avaliações rigorosas que levam em consideração fatores além da mobilidade de viagens, como tributação, qualidade de vida, sustentabilidade e custo de vida”. explica Patricia Casaburi, CEO da Global Citizen Solutions

O Brasil ficou em 47º na classificação geral. Nos continentes americanos, o Índice Global de Passaportes colocou Estados Unidos, Canadá, Chile e Brasil como os passaportes mais influentes da região. Chile, Brasil e Argentina, as maiores economias da América do Sul, obtiveram um ótimo desempenho nas pontuações de mobilidade e qualidade de vida.

Os 10 principais passaportes das Américas são:

1. Estados Unidos da América
2. Canadá
3. Chile
4. Brasil
5. Argentina
6. Bahamas
7. Uruguai
8. Antígua e Barbuda
9. Barbados
10. São Vicente e Granadinas

Veja a lista dos 200 passaportes mais poderosos do mundo em 2023 

Deixe um comentário